Mostra Zuzu Angel: "Ocupação Zuzu"

Chicos e Chicas,

Este final de semana fui conferir a mostra "Ocupação Zuzu" no espaço Itaú Cultural em SP.
A exposição retrata a moda como expressão artística e reflexão cultural.  Uma moda genuinamente brasileira, em suas estampas, cores, cortes e modelagem que se funde com o o movimento de repressão imposto pela ditadura brasileira.

Zuleika de Souza Netto, mineira da cidade de Curvelo, e após seu casamento com o norte-americano Norman Angel Jones e o nascimento dos filhos, inicia seu ateliê de costura na cidade do Rio de Janeiro.

No auge de seu sucesso internacional, seu filho Stuart é preso pelos militares  durante o período da ditadura, e desaparece. Zuzu inicia uma longa jornada de luto, desfiles de protestos, contatos com políticos, presidentes, diplomatas, artistas , jornalistas para saber do corpo do seu filho desaparecido, e que iria durar por toda sua vida.

A mostra retrata no andar térreo a cronologia da vida e carreira de Zuzu Angel. Já no primeiro andar todas as suas referências de moda, publicações figurinos, fotos e suas famosas estampas. 

No primeiro subsolo retrata o momento de luta e engajamento político de Zuzu Angel em busca do filho. Muitos documentos históricos, cartas, filmagens, reportagens sobre sua militância estão disponíveis para consultas  na exposição.

A mostra fica aberta ao público em SP até 11.maio.2014.

Endereço:
Itaú Cultural
Avenida Paulista nr 149
Entrada franca

Dica by Chica C
Fotos by Chica C



Retratos de Zuzu Angel












Nenhum comentário:

Postar um comentário