O RJ me surpreende...

Morei dois anos no RJ já faz alguns anos... E mesmo visitando a cidade frequentemente, tenho que confessar que ela continua a me surpreender, ainda mais agora às vésperas da Copa do Mundo...
… Me surpreende o serviço carioca: morar em SP te deixa muito mal acostumada com o serviço e o tratamento dos estabelecimentos
… Me surpreende o taxista não saber o caminho, não aceitar cartão de crédito, escolher qual passageiro pegar (dentro do mesmo bairro, muitos nem topam a corida)
... Me surpreende o trânsito em qualquer lugar no Rio de Janeiro: a cidade toda está em obras e são poucas as alternativas (raras são as vezes que pego este mesmo trânsito em SP)
... Me surpreende hostess dos melhores restaurantes priorizar outras pessoas da fila de espera só porque são seus amigos
... Me surpreende o modo como os cariocas dirigem (diria que são mais ousados);
... Me surpreende o jeitinho carioca para tudo: cariocas não gostam de filas, cada um dá o seu jeito para qualquer situação
... Me surpreende não ter padaria, os cariocas geralmente compram pão no supermercado e não tem o hábito de tomar café da manhã com mesa farta de variedade de pães (eu amo)
... Me surpreende a maioria das lanchonetes do Santos Dumont não aceitar cartão de crédito e mais ainda, a falta de opção e qualidade (foi em um dos poucos lugares que tinha "comida" e estava fria)
... Me surpreende a cidade toda subir os preços só pelo fato de sediar um dos maiores eventos do mundo: os táxis estão com tabelas novas (20% mais cara), os restaurantes que costumavam ter preços bem acessíveis estão bem caros, hotel e passagens aéreas então... Dispensam qualquer comentário. Acredito que em 2016 tudo estará bem melhor.
Fico imaginando como será a visita dos estrangeiros no Brasil este ano... 
De longe isto é uma crítica, mas comentários de uma pessoa apaixonada por esta cidade e que de uma outra maneira, foi surpreendida.
Por outro lado…

... Sou surpreendida toda vez que pouso na cidade maravilhosa: não é à toa que ganhou este nome, é linda de todos os ângulos e ao desembarcar você sente a energia do lugar
... Me surpreende a alegria e o despacho dos cariocas, sempre falantes e divertidos
... Me emociona toda vez que vejo o Cristo de braços abertos, pronto para receber todos, sem discriminação. O Rio com certeza é muito democrático em todos os sentidos 
... Me surpreende a vista da Lagoa Rodrigo de Freitas, da ponte do Joá, da pedra da Gávea, do caminhho para Prainha... Não me canso de olhar e sempre que posso, quero tirar uma foto para registrar de alguma forma aquele momento para sempre. É sempre mágico.

RIO, eu torço para que você nos surpreenda, positivamente, a cada dia. Que sempre transborde a alegria positiva desta cidade maravilhosa, que continue de braços abertos recepcionando todos com ótimas energias para que sempre queiram voltar.

by chica K
fotos chicasSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário