Patagonia - Fin del Mundo

Faro del Fin del Mundo

Faz muito tempo que não escrevo sobre viagens aqui - na verdade tem faltado um pouco de tempo para organizar todas as informações...rs - a minha última viagem foi para um destino que queria ter conhecido há muito tempo: a Patagônia Argentina. O lugar é realmente lindíssimo - além da paisagem espetacular, o silêncio. É um daqueles lugares em que você consegue escutar o silêncio. Impressionante. 

Visitamos duas cidades - El Calafate (famosa pelas enormes geleiras) e Ushuaia (literalmente no fim do mundo). Fomos no inverno, apesar de várias pessoas terem dito que o verão se aproveita bem mais - mas se você não tem medo de frio, é uma ótima época: preços mais acessíveis, hotéis mais tranquilos e o principal: bem menos gente. 

Calafate é uma cidadezinha minúscula - uma avenida principal corta a cidade, que termina em menos de 10 quadras. Mas tem bons restaurantes - entramos em um aleatoriamente no centro da cidade, chamado Casimiro Biguá. O restaurante fica aberto o dia todo, mesmo durante a tarde. Uma excelente parilla para quem estava morrendo de fome - fomos almoçar às 5 da tarde - provamos o famoso cordeiro patagônico, e de sobremesa, o famoso almendrado. Também fomos no La Tablita - recomendado e aprovado. 


Por do sol - Lago Argentino (vista do nosso quarto)

Ficamos no hotel Xelena - de frente para o Lago Argentino, nosso quarto tinha uma vista deslumbrante! A sensação de paz é simplesmente indescritível. Ficamos 3 dias em Calafate - nessa época do ano, foi o suficiente. Fizemos os passeios para as geleiras, um off-road em 4x4 e demos umas voltas pelo centrinho. Roteiro de descanso. 








Fizemos o passeio para Perito Moreno (a geleira mais famosa de lá), por terra - tem passarelas por onde você chega bem perto e também fizemos o passeio de barco (são sete horas no barco - sim, parece uma eternidade, mas passa realmente MUITO rápido), aonde vc pode avistar todos os glaciares - Perito Moreno, Upsala, Spegazzinni... - e recomendo comprar o passe VIP desse passeio (muito menos gente, vista espetacular). Fizemos uma visita ao Glaciarium, um museu local sobre a história das geleiras - interessante, mas nada indispensável.
El Calafate


























Em Ushuaia, ficamos no Los Cauquenes, um hotel maravilhoso à beira do Canal Beagle, o famoso canal que corta a Terra do Fogo (esse sim, com um spa digno de menção - aproveite o spa depois dos passeios!) - ficamos 3 dias, com passeios pelo Parque Nacional Tierra del Fuego, Lago Fagnano, Lago Escondido, Isla de los Lobos, passeio de trenó... as paisagens são deslumbrantes. E dá pra fazer tudo em 2~3 dias. Vale muito a pena conhecer. 

Parque Nacional Tierra del Fuego


Isla de los Lobos


























Fomos provar a famosa centolla, um caranguejo GIGANTE que você escolhe ainda vivo e paga por kg antes de ser preparado. É de lamber os beiços. Comemos um inteiro de quase 2kg em 2 pessoas. 













Não se deixem enganar pelas
aparências - esse restaurante simples
serve uma centolla ESPETACULAR!
















Também fomos experimentar, por recomendação do nosso guia, o restaurante Kalma, no centro da cidade - um lugar pequeno, com ar de bistrô, onde experimentamos a famosa merluza negra. Eu nunca havia provado, e é de comer de joelhos. Super recomendo.  



Ceviche (Kalma)
Merluza Negra (Kalma)
Chef e proprietário do Kalma (Jorge)


Enfim, uma viagem que vale muito a pena - o trajeto mais rápido é aéreo, SP - Buenos Aires - Calafate - Ushuaia. São quase 4h de Ushuaia a Buenos Aires. Não é tão perto, mas afinal, estamos falando do fim do mundo ;)

by Chica S