Tour por SP - Paulista e arredores

Você conhece São Paulo? 

Comentei na nossa página do facebook no final de Novembro, sobre a dificuldade que eu tenho para montar roteiros "turísticos" da cidade. Para minha alegria um grande amigo meu e super leitor do blog deu várias dicas de roteiros dividido por bairros. Várias pessoas curtiram este tema na nossa página (já super agradecendo a participação), então vamos divulgar os roteiros por bairros e aos poucos tá? Espero que gostem!

E o primeiro tour será na Avenida Paulista, cartão postal de SP :-). A Avenida Paulista abrigava os grandes casarões dos barões do café e posteriormente, com seu desenvolvimento, se transformou no maior centro financeiro do Brasil. 
Clique aqui para acessar o mapa
O passeio pode ser feito a pé, de ônibus ou de bicicleta (aos domingos na ciclofaixa). Fiz o roteiro no Google Maps para que possam identificar cada um dos lugares - o percurso todo dá 5,7km.
Comece o passeio pelo Conjunto Nacional (A) - construído em 1958 e o primeiro shopping da America Latina. Ficou famoso por abrigar o restaurante Fasano que realizava jantares dançantes com astros internacionais como King Cole, Roy Hamilton e Marlene Dietrich. O restaurante fechou após o golpe militar de 64 e hoje abriga diversos estabelecimentos comerciais, restaurantes, cinema (Cine da Livraria Cultura) e o Caixa Cultural onde você pode apreciar um exposição ou apresentação de dança ou teatro. Destaque para a Livraria Cultura, um dos ícones da cidade de São Paulo, um lugar para você mergulhar nos livros, CD e revistas além de ter um café caso queira fazer uma parada e apreciar mais o ambiente.

Prossiga até o MASP (B) Museu de Arte de São Paulo. Idealizado em 1947 por Assis Chateaubriand, empresário e jornalista e Pietro Bardi crítico de arte italiano, é hoje um dos museus mais visitados com uma arquitetura belíssima de Lina Bo Bardi. Visite todos os 5 pavilhões que abrigam a mais abrangente coleção de arte européia da America do Sul (sem contar as exposição temporárias) e aproveite para almoçar por lá(há um excelente restaurante). Tem também uma das maiores bibliotecas de arte - eu sou apaixonada. Às terças-feiras a entrada é gratuita (segunda fecha) e nos outros dias o ingresso custa R$15. 
Ande mais 300m até a galeria do SESI (C) que sempre tem uma exposição bacana (com entrada gratuita) além de abrigar uma biblioteca com grande variedade de HQs. Andando mais 1,1km está o Itau Cultural (D) onde você pode ver exposições, assistir uma peça de teatro, dança, música, literatura e outros (confira a programação antes). Do lado do Itau está a Casa das Rosas (E), um local de poesia, onde vale a pena parar para um café e apreciar o jardim de rosas (que é um dos mais belos da cidade e por este motivo o nome do local). Ande mais 2 minutos até o Shopping Paulista (F) aproveite para compras ou um cinema.  
Interior do Centro Cultural
Continue o trajeto em direção a Vergueiro até o Centro Cultural São Paulo (G), perto do metrô Paraiso (a 650m do Shopping). O destaque está na  arquitetura do lugar, um espaço de 4 andares que abriga biblioteca, exposições e um jardim. Se ainda tiver tempo, pegue o metrô até a Vila Mariana (ou se preferir andar são 2,8km) e vá conhecer o Museu Lasar Segall (H), instalado na antiga residência do artista e projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik cuja entrada é gratuita.

Um roteiro cheio de cultura e arquitetura!

Gostaram?

by chica K e Luiz (nosso convidado e amigo especial)
fotos da internet


Um comentário:

  1. Amei o roteiro. Muito mais completo do que conversamos.

    Que venham os próximos!

    ResponderExcluir