Gelato, o sabor da Itália!

Existem vários "tipos de sorvete": sorbet, ice cream (ou sorvete) e o gelato. Para entender a diferença entre eles de maneira bem resumida: o sorbet não leva leite nem mascarpone, é feito basicamente de água, açúcar e fruta fresca; o sorvete (os não premium) possuem ingredientes mais artificiais, açucar, leite e ovo em pó e já o gelato é feito praticamente só com leite e pouca quantidade de creme e nenhum ar (por isso derrete mais devagar que o sorvete). 

A Itália é muito famosa pelo "gelato", tendo uma sorveteria praticamente em cada esquina! O "gelato artigianale" ou sorvete artesanal em italiano, além de ser um sucesso é feito de matéria-prima fresca, ingredientes naturais, sem conservante e com pouca gordura (nem todos na Itália são artesanais tá?). E para decidir entre tantas opções uma vez lá? Fiz uma listinha das que eu mais gostei (top) e das mais "famosas":

TOP:
San Crispino foi Top em Roma! Uma das primeiras sorveterias a ter um controle rigoroso de temperatura e escolha dos ingredientes, uma verdadeira sorveteria gourmet. Os sorvetes ficam "escondidos" para manterem a temperatura ideal e também para conservar de maneira natural os ingredientes (pois não tem conservante nem corante na sua fórmula). 

O "stracciatella" ou flocos (mas com lascas bem finas de chocolate) é algo assim.... sensacional! Virou meu vício de primeira.

Tem duas filiais no centro histórico, uma perto do Pantheon outra na Fontana di Trevi. E como ambos são atrações imperdíveis em Roma, não deixe de conhecer este gelato que é imperdível também :-) http://www.ilgelatodisancrispino.it/

GROM é uma sorveteria bem conhecida com várias unidades na Itália e também em Paris, Japão e Nova Iorque. Feito com ingredientes selecionados e mantidos na temperatura ideal, um sorvete macio e delicioso! 

As lojas são pequenas e com alguns sabores exclusivos como "crema come una volta" e o "crema di Grom" e opção mais enxuta. Provei o "cioccolato extranoir", um chocolate meio amargo e "mirtillo". Muuuito bom!

Também fazem "granita siciliana" uma espécie de "raspadinha" artesanal bem mais elaborada e saborosa do que a que estamos acostumados. Possui várias unidades por toda Itália: http://www.grom.it/eng/gelaterie.php

Carabé é uma sorveteria bem pequeninha e antiga localizada do lado da Accademia em Florença. Olhando assim de fora você não dá nada, mas o sorvete é bem bom!

Vale a pena a parada após a visita a galeria. Nem preciso falar que o "stracciatella" é um sucesso né? rsrs


Outra que eu gostei bastante foi a Il Porticciolo em Vernazza, no Parque Cinque Terre

Um lugar bem pequeno do lado da praia. Sem falar que é SENSACIONAL tomar um gelato com esta vista. O que é este lugar??? Amei, lindo lindo lindo demaaais!




FAMOSAS:
Della Palma é uma sorveteria em Roma onde tudo é "muito": ambiente, pessoas, opções de tamanho (vários tamanhos de copinhos ou casquinhas), sabores (mais de 150). Sem falar que a casa ainda tem doces e bebidas. 

Você fica tonto de tanta opção e de tanta gente (eu fiquei...). Pelo movimento, não achei nada demais e comparando com as outras gelaterias citadas acima, as outras ganham certo! Mas como é muito citada fica o registro caso queira conhecer pessoalmente. http://www.dellapalma.it/

Palazzo del Freddo G. Fassi é uma das sorveterias mais antigas de Roma, desde 1880. O ambiente é bem grande, quase um palácio (rsrsrs) e tem uma variedade grande de sabores. Fica bem perto da estação Termini e vale a visita. Mais informações: http://www.palazzodelfreddo.it/


Amorino italiana tem duas unidades em Milão e uma em Verona. Tem outras unidades na Europa e em Nova Iorque. Vale a pena a visita da que fica em Brera em Milão. Um bairro bem bacana, com menos turista e uma delicia para ser explorado! Dizem que esta sorveteria é ótima, eu infelizmente cheguei meio-dia em pleno sábado e estava fechada :-( vai entender.... Fiquei na vontade e com as fotos do lugar para mostrar para vocês. 

Ambiente mais moderno e além do sorvete, milk shakes, doces, waffles (que eu sou apaaaaixonada), bebidas quentes e foccacine (típico italiano, um brioche com recheio de sorvete que pode ser servido quente ou frio). Muito agradável o lugar né? Quero voltar, mas quando estiver aberta!  http://www.amorino.com/en/

Já estava esquecendo de mais um: Caffé Risorgimento, que fica bem pertinho do Vaticano em Roma. Ele é bem conhecido pelos romanos e bem turístico. Há romano que diga que o gelato de léa é um dos melhores do mundo... Se você pedir o gelato na mesa ele vem enorme (como o da foto ao lado) com chantilly e em uma mega taça, mas dá para pedir no balcão na versão casquinha ou copinho também. Como só tem turista praticamente no restaurante, há pratos combinados de massas: eu experimentei uma lasanha com spaguetti e ravioli. Gostei! Fica a dica!

besos chica K



Nenhum comentário:

Postar um comentário