Boa Viagem: Itália - Cinque Terre

Chicos e Chicas,
Estamos no mês de julho, alto verão no hemisfério norte, e muita gente curtindo as férias! ( que delícia!). Quem estiver com planos de ir para a Itália, ou viagem já marcada, tem que incluir Cinque Terre no roteirol!!! 
No verão europeu de 2011, fui para este lugar maravilhoso, que desde 1997, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Vista de dentro da Catedral de Vernazza
Cinque Terre, que significa em italiano "Cinco Terras", fica no Mar Mediterrâneo, mais precisamente na Riviera da Ligúria na Itália, e é formada por 5 comunas: Monterosso, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Manarola. Todas estas pequenas cidades ficam às margens do mar, exceto Corniglia que fica no alto de um penhasco.
Há duas maneiras de chegar até Cinque Terre: de trem ou ir até La Spezia e pegar um barco que faz o roteiro de Cinque Terre na marina principal, e o percurso até chegar à uma das marinas de Cinque Terra leva cerca de 30 minutos.
Riomaggiore
O parque de Cinque Terre é conhecido pelas suas trilhas litorâneas deslumbrantes, mas para quem não estiver disposto à fazer longas caminhadas, fazer o percurso de barco é uma ótima opção, e tem uma vista deslumbrante!
Estes são os tempos de caminhada pelo parque entre uma cidadezinha e outra:

- Monterosso - Vernazza: 90 minutos.
- Vernazza - Corniglia: 90 minutos.
- Corniglia - Manarola: 45 minutos.
- Manarola - Riomaggiore: 20 minutos. (A famosa Via dell'Amore, trilha pavimentada plana cortada no penhasco).
Vista da Catedral de Vernazza
Cique Terre é famosa por suas videiras e oliveiras. O azeite é muito famoso e de produção totalmente artesanal, assim como o seu vinho, branco e seco, chamado apenas de "vinho do Cinque Terre". Este vinho branco foi um dos melhores que já tomei na minha vida. Seco, encorpado, um aroma delicioso, e forte. O vinho de sobremesa também é muito famoso.
Toda a culinária do Cinque Terre é bem tradicional. Os pescados, principalmente o polvo e  anchova, estão presentes em muitos pratos da região, assim como as ervas aromáticas e os vegetais cultivados na região.
Não deixe de provar a "Farinata", como se fosse um foccacia com massa de grão de bico.Deliciosa!!!
barcos atracados em Vernazza
O lugar é muito frequentado no verão não só pelos italianos, mas há também muitos nórdicos aproveitando o verão no Mediterrâneo.
A beleza natural do Cinque Terre é incrível e toda as construções de centenas de anos, ( os primeiros documentos da região datam do século XI), as belas plantações em terraços pelos penhascos, a simpatia do povo local, e o charme de cada uma das cidadezinhas.
Riomaggiore
Corniglia

Dica by Chica C
Fotos by Chica C - todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário