Fundação Eva Klabin - FEK

Chicos e Chicas,
Uma dica bem interessante de passeio cultural no Rio de Janeiro é a Fundação Eva Klabin - FEK.
Eva Klabin era paulistana, filha de uma família lituana, fundadora de Klabin Papel e Celulose. Desde de a adolescência, Eva começou a adquirir objetos de arte, e sempre foi uma amante do período renascentista.
sala renascença/ fachada da casa/ escadaria
Após seu casamento, Eva mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, e logo se transformou uma uma importante anfitriã e dama da sociedade carioca. Sua coleção particular, hoje aberta ao público, tem mais de 2.000 objetos que contam mais de 5.000 anos de história de todo o mundo.
Sua casa, próxima à Lagoa Rodrigo de Freitas, abriga toda a sua coleção, e as imponentes salas e demais cômodos da casa até hoje denotam todo o requinte e intimidade, e toda a disposição dos objetos e móveis foram pensados ao gosto da antiga moradora.
A casa é bem grande, e cada sala tem um nome especial que denota sua decoração: sala renascença, sala inglesa, sala chinesa, e o segundo andar com a sala íntima e quarto de Eva Klabin, assim como um auditório para concertos.
Hoje, há também uma mostra temporária de inserções de arte moderna no ambiente ( foto abaixo do jardim) que contrasta muito com o ambiente original.
Em São Paulo, a irmã e Eva, Ema Gordon Klabin também amante e colecionadora de obras de arte, tem uma fundação.  Em breve teremos um post com mais informações também.
Uma coleção muito rica que merece ser visitada no Rio de Janeiro.
jardim/ hall/terraço/hall
Onde Fica:
Fundação Eva Klabin - FEK
Av Epitácio Pessoa, 2480
Lagoa  - RJ/RJ
tel (21) 3202-8550
todas as visitas são guiadas



Dica by Chica C
Fotos Chica C, TN, e FEK

Nenhum comentário:

Postar um comentário