Bike: Qual a sua!?

Sou apaixonada por andar de bicicleta, seja fazer mountain bike, andar na estrada, passear na praia, fazer ciclismo.

Estou adorando o projeto da ciclovia em SP, o qual tem atraído vários praticantes e para ajudar um pouco na escolha da sua bike, aqui vão algumas dicas:


Tipos de bike:
- Lazer/ Cidade: São bikes extremamente confortáveis, com componentes mais simples, como cambio, selim, material do quadro (normalmente em alumínio). Utilizam pneus largos. Na minha opinião é a indicada para as ciclovias de SP.

- Mountain: bike desenvolvida para trilhas e terreno irregulares, por isso tem foco em suspensões que podem dianteira e (do meio), possuem até 33 marchas, que proporciona encarar qualquer tipo de terreno – lama, buracos, subidas irregulares... Utilizam pneus cravos ou mixtos para serem utilizados em terra. Uma curiosidade: em Portugal chama de BTT - Bicicleta Todo Terreno, é gostoso ouvir eles falarem...

www.trekbikes.com
- BMX (Bicycle Motocross): são bikes para fazer manobras, usando rampas, trilhos e obstáculos naturais. Utilizam quadros pequeno e não possuem marcha.

www.bwa.org.au

- Triatlhon: são bikes leves, normalmente de fibra de carbono, com grande tecnologia e enfoque na  aerodinâmica (portanto, não tão confortáveis). Não possuem suspensão, desenvolvem maior velocidade, o passador de marcha é instalado no clip de apoio - é nesta posição que se consegue a melhor postura aerodinâmica. A geometria do quadro é desenvolvida com objetivo de poupar o atleta para a corrida, que é o próximo esporte dentro de uma prova de triatlhon. Normalmente utilizam rodas aerodinâmicas feitas de fibra de carbono. O cambio de passagem de marcha é rápido e preciso, hoje já existem até câmbios eletrônicos.

- Speed/ Estrada: uma bike de speed é bem semelhante a uma bike de triatlhon, sendo que as principais diferenças estão na geometria do quadro: é um quadro mais confortável, com melhor desemepnho em subidas e curvas. Os passadres de marcha ficam próximo ao manete de freio, porque normalmente pedalam em "pelotões".
www.trekbikes.com
- Eletrica: são bicicletas que possuem baterias e por isso diminuem o esforço na hora de pedalar, porém possuem autonomia limitada. Considero esta uma ótima opção de meio de transporte, com as dificuldades de lugar para estacionar e transito das cidades, uma opção para exercitar-se um pouco e não poluir.
Como cair faz parte, não esqueça dos acessórios: capacete, óculos, lampadas, manguito, luvas, etc.
Ah! E queria também indicar alguns sites que tem cestinhas lindas!



Chica J

Um comentário:

  1. As bicicletas elétricas já estão a venda em SP também pela marca Lev ( Light Eletric Vehicles). A loja abriu este mês e fica na Rua Clodomiro Amazonas!
    Já dei uma passadinha lá para conferir.
    CCunha

    ResponderExcluir