Beatriz Milhazes

Beatriz Milhazes
(foto Valor Econômico 2012)
Eu adoooro qualquer tipo de manifestação artística (teatro, exposição, fotografia, cerâmica, arquitetura...), mas em relação a pintura, tem 2 tipos que eu AMO: a contemporânea e o impressionismo (acho que deu para perceber no post do Saint Germain... rs). E hoje queria falar de uma artista que eu acho simplesmente ESPETACULAR: Beatriz Milhazes.

Beatriz é carioca, começou artes plásticas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no RJ na década de 80. Em 1995 Beatriz entrou para o badalado Carnegie Museum of Art, em Pittsburgh, Estados Unidos. No mesmo ano foi representada em Nova York, tendo uma crítica super positiva no "The New York Times"E a partir daí, entrou pro circuito internacional expondo em vários países da Europa e Estados Unidos. Cores fortes e formas geométricas são elementos marcantes em suas obras.
Obra "O mágico"
Em 2008, seu quadro "O Mágico" foi vendido por US$ 1,049mi na Sotheby's, em Nova York. Foi a 1a artista brasileira (viva) a atingir esta marca. E não é por menos. Seus quadros são envolventes, alegres e com muita personalidade. Ainda neste ano Beatriz expôs 21 pinturas e 4 colagens na Pinacoteca do Estado em SP. Eu fui ver pessoalmente e para mim, foi uma das melhores que já fui. Além da coleção exposta, Beatriz pintou as 10 janelas do espaço da Pinacoteca. LINDO. Poderia ficar horas ali....
Obra de Beatriz Milhazes nas janelas da Pinacoteca em 2008
As obras da artista estão expostas em Nova York (MOMA e Metropolitan) e Madri (Reina Sofia). Além dos quadros fez trabalhos maiores como por exemplo um painel no metrô de Londres ("Paz e Amor"), decoração nas paredes da livraria Taschen em NY e participação em um documentário sobre arte contemporânea chamado "A arte da obra". Bem que podia ter uma exposição permanente dela aqui no seu país natal certo? Uma pena que não tem... Mas sim é possível comprar as obras da artista em SP na Galeria Fortes de Vilaça. Eu sou louca pra ter um quadro dela em casa (eu adoooro sonhar... rsrsrs). Você também pode apreciar as obras da Beatriz no Livro " Beatriz Milhazes", do curador Paulo Herkenhoff. Na ausência do quadro (por enquanto kkk) eu tenho este livro e vale muito a pena (tem as principais obras da artista)!
Obra: "Beleza Pura" (2006)

Ouvi dizer que estão fazendo um documentário sobre sua vida... Tomara que seja verdade!

Vou comprar o video "A arte da obra" e depois conto pra vocês!

bjKs chica K


Mais algumas obras da artista:



2 comentários:

  1. nao conhecia.. alto astral, mta vida nesta arte!! pode me chamar pra estes passeios culturais...

    ResponderExcluir