Restaurant Toyo

Estou devendo este post há algum tempo - descobri que existe uma proliferação de pequenos restaurantes franco-japoneses em Paris, conduzidos por chefs japoneses que unem as técnicas e os ingredientes de primeira linha franceses com a disciplina e a delicadeza da culinária japonesa.


Nessa linha, seguindo a sugestão de um amigo, fui conhecer o Toyo, comandado pelo chef Toyomitsu Nakayama, ex-cozinheiro particular do estilista Kenzo, que abriu este restaurante há quase 2 anos na capital francesa. 




A fachada é tão discreta que tive que passar duas vezes pela frente para achar o local. O restaurante não tem nenhuma identificação do lado de fora, e fica em uma ruazinha pequena, meio escondido. 


A recepção foi simpática e eficiente, feita por funcionários japoneses que falam um francês com bastante sotaque. Falar japonês ajuda (e muito!) na comunicação - o inglês é praticamente desconhecido pela maioria dos funcionários. 






O restaurante tem 3 ambientes, mas acidentalmente minha reserva foi feita no bar, permitindo presenciar o funcionamento impecável do chef na preparação de cada um dos pratos.







Logo na entrada do restaurante, um quadro assinado pelo próprio Kenzo, se destaca na decoração simples e elegante do resto do ambiente. 





O menu degustação conta com 10 pratos, preparados com um equilíbrio impecável entre ingredientes ocidentais e orientais como escargot e flor de lótus, saladas de cogumelos nametake, ostras, carne ao molho de nabo ralado (tipicamente oriental), peixes, arroz com ouriço do mar (uni) flambado e ovas de salmão, entre outros. Para mim, o prato vencedor foi um boeuf grelhado com batatas e alho poró, temperado com um molho suavemente apimentado. Para finalizar, uma suave gelatina com frutas vermelhas como sobremesa. E como qualquer respeitável restaurante em Paris, tem uma ótima carta de vinhos. 
O restaurante é concorrido e fazer reserva é fundamental. 


Onde: Restaurant Toyo
Endereço: 17, Rue Jules Chaplain - 75006 - Paris
Quando ir: Em ocasiões especiais, fazer reserva e pedir um lugar no balcão do bar, caso esteja em um grupo menor

Mais informações: A casa fecha aos domingos e às segundas só abre à noite - telefone: +33 (0) 1 43542803

by Chica S.