Chia

Você já deve ter ouvido falar desta sementinha... Mas sabe porque ela é tão nutritiva?

Originária do México, era muito consumida por civilizações antigas que precisavam de força e resistência física. Os astecas utilizaram essas sementes poderosas para obter sustento em caçadas longas e árduas, expedições comerciais e em batalhas. Era conhecida como "comida de corrida" pois oferecia energia e força extraordinária! Eles confiaram nesta semente como umas das fontes de sustento para suas atividades da época e assim conseguiram percorrer grandes distâncias e batalhas. 

A Chia está disponível no Brasil e eu estou viciada!

Além de gostosa, é super nutritiva: rica em ômega 3 (em teor mais elevado que da linhaça  -  age no combate à inflamação e na desintoxicação), fibras (que favorecem o fluxo intestinal e elimina as toxinas do corpo), cálcio (responsável pela construção e manutenção dos ossos), proteínas (um dos nutrientes principais que o corpo utiliza para gerar energia, essencial para formação dos músculos e que queima mais calorias), magnésio (reduz a incidência da síndrome metabólica, que inclui o acúmulo de gordura abdominal) e potássio (essencial para a contração muscular, melhora o ritmo nas atividades físicas bombeamento o coração e movimento do corpo). 

Ou seja, colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce, melhora a imunidade do organismo e também ajuda a emagrecer (porque dá saciedade, a Chia é rica em fibras que em contato com a água forma um gel no estômago e causa saciedade, consumindo "porções menores", além de desintoxicar e combater as gorduras).

Resumindo, a chia tem:
  • 2 vezes mais potássio do que a banana
  • 3 vezes mais ferro do que o espinafre
  • 6 vezes mais cálcio do que o leite integral
  • 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão
  • 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água
  • 15 vezes mais magnésio do que o brócolis

Pode ser encontrado no formato de grãos, farinha ou óleo. E geralmente está a venda em empórios, casas de produtos naturais e alguns supermercados. Uma colher de sopa do grão diariamente é suficiente.

Poder comer crua ou cozida. Pode acrescentar no iogurte, fazer um chá (ferva água, coloque um pouco de limão e a chia, não é preciso coar), polvilhar na salada, entre outros!

Um jeito simples de enriquecer a alimentação diária de todos nós! Poderia fazer uma lista enorme do benefício para cada tipo, mas já deu pra ter uma idéia da força desse sementinha né? E para os atletas: auxilia na resistência esportiva, melhora desempenho atletico e recuperação física. Sucesso???

by chica K

Nenhum comentário:

Postar um comentário