Pateo do Colegio

Aproveitando que HOJE é aniversario de São Paulo, fiquei com vontade de escrever sobre o Pátio do Colégio. Por dois motivos: pela historia e pelo lugar.

foto histórica do Collegio
Começando pela historia, o Pátio do Colégio é o marco inicial da cidade de São Paulo, local escolhido  pelos jesuítas (e Jose de Anchieta) para as primeiras catequizaçoes, em 25 de janeiro de 1554. A missa oficializou o nascimento do colégio jesuita. O Pateo do Collegio (como era chamado na época) foi sede do governo paulista entre 1765 e 1912 e depois serviu como Palácio dos Governadores, devido a expulsão dos jesuítas de terras portuguesas determinada pelo marques de Pombal. Desde então, o Pateo ja passou por muitas reformas. 

Patio do Colegio hoje
Hoje, quem visita o complexo Pátio do Colégio encontra o museu Padre Anchieta, o auditório Manoel da Nóbrega, onde são realizados eventos culturais, a Galeria Tenerife, a praça Ilhas Canárias com seu Café do Pátio, a Capela Beato José de Anchieta, onde estão guardados o Fêmur de José de Anchieta e seu manto, a Cripta Tibiriçá e a Biblioteca. O Patio infelizmente não esta entre os pontos turísticos mais citados da cidade, mas vale MUITO a visita, principalmente para quem mora em São Paulo.
Cafe do Pateo

O Lugar, localizado no centro da cidade, tem dentro do complexo do Pátio um jardim muito agradável onde você esquece do caos da cidade e nem parece que está no centro de São Paulo. La fica o Café do Pateo, um lugar calmo no meio do jardim, rodeado por árvores e um chafariz. Puro charme...

No cardápio, desde cafezinho, bolos caseiros, sucos naturais a massas e saladas, estes para a hora do almoço. Uma comida  bem gostosa e uma visita cheia de historia para contar... 

Onde: Patio do Colégio
Endereço: Patio do Colegio, Sé

by Chica K

Nenhum comentário:

Postar um comentário