Super suco saúde!

Receita para 1 pessoa:

2 folhas de couve manteiga
2 raminhos de hortelã
4 raminhos de espinafre
1 folha de repolho roxo
½ tomate
½ cenoura
¼ beterraba
½ maça
1 fatia de abacaxi (+- 2 cm de espessura)
½ carambola


Modo de preparo: Colocar tudo na centrífuga de alimentos e tomar na hora. O ideal é tomar até 30 minutos depois do preparo para não perder as vitaminas. Rende um copo bem cheio, cerca de 400ml.

Pode-se substituir as frutas conforme preferência. Mas é sempre bom deixar alguma fruta ácida ou cítrica por causa das folhas, para quebrar o amargor. Então pode-se variar abacaxi, laranja, limão. Eu sempre mantenho os vegetais. Mas dá para brincar com a receita, ainda mais se for para mais pessoas. Pode se colocar todos os vegetais, folhas e frutas que se imaginar. Já testei com brócolis, erva doce, maracujá, pera, kiwi, ameixa e nectarina (tem que tirar o caroço antes), morango. Sempre lembrando, frutas ou vegetais com sabor muito forte devem ser usados em pequenas quantidades para não “roubar” todo o sabor do suco. Só testei e não aprovei usar pimentão e agrião. E lembrando, quanto mais vegetais usar, abuse das frutas cítricas, ácidas ou azedas para balancear o sabor.

Como se pode notar, o suco é muito bem completo, rico em vitaminas e nutrientes. Ainda mais por estarem crus, mantém grande parte de suas propriedades. Começar na primeira e mais importante refeição do dia, o café da manhã, é sinônimo de energia e disposição. Claro que o suco sozinho não faz milagre... Hábitos saudáveis são essenciais também. É o “conjunto da obra” que faz a nossa vida saudável: praticar exercícios regularmente, alongar, respirar direito, comer alimentos pobres em gorduras, conservantes e sódio, e ricos em fibras, vitaminas e com variedade de cores. Alimentar-se em intervalos curtos, comendo pequenas porções, reduzir a ingestão de comidas pesadas na parte da noite. Enfim, buscar cuidar do nosso corpo para ele cuidar bem da gente também.

É sempre possível passar a ter hábitos saudáveis! Lá em casa, começamos a tomar este suco há quase 2 anos. Até meus pais, que já tem seus sessenta e poucos, aderiram. Hoje também tem o hábito de comer salada crua antes das refeições. Eu os vejo bem mais dispostos e menos suscetíveis a ficarem doentes. Claro que não tenho nenhuma prova científica disso, mas benefícios que notei após começar a tomá-lo são: regula o intestino, dá energia pela manhã, tive menor incidência de gripes e resfriados, e pasmem, ajuda a bronzear a pele com a exposição ao sol. Esse certamente foi um benefício do suco, pois sempre fui dessas branquelas que pegava sol e ficava vermelha e depois descascava e voltava à cor branco escritório. Bem, depois de tomar o suco comecei a ter mais facilidade de me bronzear, mesmo passando filtro solar FPS 40 (no mínimo), e repassando de 2 em 2 horas ou após entrar na água. Além disso, o bronzeado dura meses, tanto que no inverno, já depois de passar quase 6 meses sem sol ainda mantinha as marquinhas de biquíni.

Vale a pena aproveitar essa época para ficar da cor verão e ainda de quebra melhorar a saúde! Experimentem!

Chica convidada






Nenhum comentário:

Postar um comentário