Ômega 3!


Ignorância a parte, até pouco tempo achava que Ômega fazia bem para o colesterol.
Uma conversa aqui, outra acolá, conselhos e inclui Ômega 3 na minha dieta. Os principais motivos para isto foram seus benefícios para o humor e concentração.
Um pouquinho teoria para entender melhor...
Os Ômegas são lipídeos, moléculas orgânicas não solúveis em água que contém funções específicas no organismo e quando metabolizados fornecem energia.
A diferença entre os ômegas 3, 6 e 9 esta na posição do carbono em sua formula química.
O Ômega 3 é essencial para o funcionamento de dois órgãos importantíssimos: o cérebro e o coração. No coração, ele diminui o risco de ataques cardíacos, pois evita que as gorduras ruins (hidrogenadas e as saturadas) se fixem nos vasos sanguíneos, obstruindo-os e causando ataques cardiovasculares. Em relação ao cérebro, este é constituído de 20% de gordura, então é importante o consumo de Ômega 3 para deixá-lo ativo. Em sua deficiência o cérebro funciona lentamente causando a falta de memória.

Outros benefícios do Ômega 3:


-  Diminui triglicérides no sangue;
Previne batimento cardíaco irregular;
Diminui a pressão sanguínea;
Ajuda o combate ao câncer;
Ajuda com depressão;
Reduz agregação plaquetária;
Aumenta fluidez do sangue.


O Ômega 3 pode ser encontrado nas azeitonas, cereais, nozes, castanhas, peixes – especialmente de águas frias e profundas como: salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha e truta, rúcula e nos óleos vegetais como de azeite, canola, soja e milho. Também pode ser comprado em cápsulas.

O seu consumo não deve ultrapassar a ingestão de10% do valor calórico total do dia, sendo que seu pode retardar a coagulação sanguínea.


Chica J

Agradecimento especial: http://www.rn3nutricao.com.br/